quinta-feira, 5 de junho de 2014

O PARAÍSO TERRESTRE


* Prof. Jarbas SOUZASaúde publica começa com a melhoria da qualidade de vida e das relações humanas. Promover o bem-estar do homem em corpo e espírito é o que vem fazendo os japoneses na província de Aichi, em Nagoya, com o AICHI HEALTH PLAZA, o projeto mais ousado da história da humanidade.
















O projeto foi iniciado em 28 de outubro de 1997, com o objetivo de aumentar a longevidade dos cidadãos. Ali, além de uma arquitetura arrojada e moderna, pode-se realizar os exames básicos para a prevenção da saúde e conhecer os mecanismos do corpo humano; dominar seus impulsos e estabelecer uma maior interação com o meio ambiente.



Em AICHI HEALTH PLAZA, o mais importante é a manutenção da vida e da longevidade do homem com a prática de exercícios orientados para a saúde física aliados a uma alimentação sadia e adequada.



Essa compreensão do bem-estar social advém do processo de maturação do homem enquanto homem, sobre o sentido da vida, alcançado em razão de uma cultura milenar, que com o tempo vem consagrando uma melhoria na qualidade da vida do povo japonês, na medida em que o desenvolvimento tecnológico e científico vem proporcionando o equilíbrio e a harmonia entre o homem e a natureza.



Certamente encontra-se em Aichi o Paraíso Terrestre, o sonho de Marx.



Poderá o homem no 3º milênio transformar o planeta terra de fato em um Paraíso ?



Com certeza só se tem essa resposta quando a humanidade, espelhando-se no projeto de saúde em Aichi, desarmando-se, der as mãos pela paz, procurando cultivar o amor, a verdade e a justiça. E o caminho para a consolidação desses ideais é a vontade política associada à educação em seu mais amplo sentido.



A experiência na Terra no Sol Nascente consolidou-me algumas idéias as quais venho, desde algum tempo, "matutando" como compreensão da vida. Uma delas é a necessidade de ações coletivas em razão de uma sociedade jovem e carente de educação libertadora, como forma do fortalecimento da cidadania e aprofundamento das questões político-sócio-cuturais.



Investir no homem é necessário, imprescindível e vital para poder conquistar a própria independência interior, libertando-se de preconceitos, invejas, maldades, desamores e de praticas que não engrandecem e não constróem. Construir uma sociedade justa e humana em corpo e espírito, e parece-me ser, o princípio da vida.



Para nós, que não conhecíamos outras planícies mais longínquas, foram profundamente enriquecedores e inesquecíveis os 28 dias de atividades no Japão, mar.1998 – Tokyo e Nagoya –um aprendizado muito emocionante, que gerou sonhos talvez impossíveis de tornarem-se realidade.



Nem mesmo o clima conseguiu esfriar a temperatura das vibrações emocionais compartilhadas por todos.

O contato com pessoas maravilhosas com alma de criança e calor humano.

Dr. Naoki FURUTA M. Ph.D., Dr. Shuzo KANAGAWAM M. Ph.D., Drª Mirian S. TAMASHIRO M.D., Senichi TSUCHIYA, Profª Chiyoko MITA Ph.D., Sr. MATSUDA, M.D. Tsutomu TAKEUCHI, Dr. Senichi TSUCHIYA, M..D. Dr.Sachio MIURA Ph,D, Dr.Nobuhiro KADOI M. P.h., Aiko IIJIMA, Lisa ASAMURA,. Dr.Izumi SHIBUYA M. Ph.D., Norihisa KAWAMURA, Ph.D., Dr.Yoshio WATANABE M. F.A.C.C., Dr.Yasumoto SUZUKI M. PhD., Dr.Norihisa KAWAMURA Ph.D., Dr.Shigeo NIWA Ph.D., Dr.Miyako YOSHIDA M., em especial o Dr. Minoru TANABE Ph.D e.Dr.Noriaki IKEDA D. Ph.D., com os quais conversamos sobre a beleza e os desafios da vida.





Para todos com quem trocamos algumas palavras em face de nosso treinamento, registramos aqui nosso carinho pela cultura e a filosofia de vida do povo japonês, priorizando a educação e saúde como formas de alongar a vida temporal, em corpo e espírito.

.................................................................



*Jarbas Souza é professor aposentado do Deptº de Expressão Gráfica/CAC da UFPE, participou de treinamento no Japão através do Convênio da JICA/UFPE/SES-PE de cooperação técnica.





..................................................................................................................................................



Emoções na terra do sol nascente

Nagoya 22/03/98 - Jarbas SOUZA



Japão do ontem e do hoje

De cultura milenar.

Sua gente,

Sua vida

Hoje referência

Para além mar.



Tokio, Nagoya, Toyota

E outros mais,

De aves que aqui cantam

Não cantam lá.



A primavera aqui

É como lá.

As flores também

Brotam para a primavera

Anunciar.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário