sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Debate sobre fator vai voltar

BRASÍLIA (ABr) - Interrompido há dois meses, o debate sobre a adoção de uma alternativa ao fator previdenciário será retomado, informou ontem o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves. Ele disse que está conversando com seus colegas do Governo sobre uma proposta para municiar a discussão do tema com os sindicatos e centrais de trabalhadores. Ele lembrou que o encaminhamento do assunto retrocedeu em agosto por falta de um texto de discussão básico.

“Os líderes sindicais querem que o governo envie uma proposta e eu estou, junto ao ministro Gilberto Carvalho (secretário-geral da Presidência), à ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil), e ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, vendo se viabilizamos uma proposta do Executivo para que então isso possa andar. Quero ver se nós lançamos uma proposta”, destacou.

O fator previdenciário é usado no cálculo da aposentadoria e considera a contribuição, a idade do trabalhador e a expectativa de vida. Quanto mais cedo o trabalhador pedir a aposentadoria, menor será o valor do benefício. Outro ponto destacado pelo ministro da Previdência é a necessidade de se chegar a um consenso para facilitar a tramitação da proposta na Câmara e no Senado.

Fonte Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário