terça-feira, 2 de agosto de 2011

Série Aula de Vida

“A aposentadoria abriu espaço para a realização de outras atividades e de sonhos adiados, como a literatura infantil, a poesia e a pintura a óleo”

Lêda Sellaro

                                                                 Sonho – Imprescindível
Aposentadoria –  Disponibilidade para...
Universidade –  Conhecimento
Docência – Privilégio
Educação – Transformação
Família – Acolhimento



  



por Suara Macedo

Literatura Infantil

            Mãe de quatro filhos e avó de onze netos, foi depois que se aposentou que Leda Sellaro colocou em prática uma habilidade que deu um novo fôlego à sua vida de educadora: a literatura infantil. Ela acolheu o público dos pequenos, escrevendo histórias surpreendentes que ensinam e divertem. Leda se consolidou como uma grande escritora, dando vida a personagens como o vaidoso pavão Sebastião, a corajosa Galinha Galinhola, o Beija Flor brigão, e a azarada Boneca que ficou Careca.

            Ela tem visitado escolas da rede pública e privada para apresentar seu trabalho, provando que através da escrita e da leitura é possível alcançar novos horizontes, muito além de uma sala de aula.  Seus inscritos infantis que foram eternizados tiveram inspiração em momentos da infância dos filhos e netos, e na sua própria experiência. São eles: Brigão,o Beija Flor, A Galinha Galinhola que escapou da Caçarola (Bagaço), A Boneca que ficou careca, e O Pavão Sebastião Vaidoso e Sabichão (CEPE).

            Seu último livro, do pavão, será lançado no dia 24 de setembro de 2011 durante a VIII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, no Centro de Convenções, em Olinda. Os dois primeiros livros integram o Kit Manuel Bandeira 2010, distribuído pela Prefeitura do Recife em todas as escolas da rede municipal. A Galinhola é um dos vinte livros, escolhidos entre 580 analisados, que integram as bibliotecas escolares do Ceará, como parte do Programa de Alfabetização na Idade Certa - PAIC.     Leda integra a Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil - AEILIJ – que realiza o I Encontro Pernambucano do Livro Infantil e Juvenil, nos dias 19 e 20 de agosto , no Auditório da FAFIRE. 


UFPE

            Leda Rejane Accioly Sellaro nasceu em Palmares, Pernambuco. Veio para o Recife ainda criança.  Ingressou na UFPE em 1980, no Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional do Centro de Educação. Lá exerceu o magistério e outras atividades acadêmicas e administrativas, entre as quais a de vice-diretora e diretora do Centro de Educação, de Coordenadora da Setorial de Extensão, de Editora Responsável pela Revista Tópicos Educacionais e de Coordenadora de Curso de Especialização. Foi professora do Mestrado em Educação. Fez doutorado em História na UFPE, com a tese Educação e Modernidade em Pernambuco: inovações no ensino público, 1920-1937, transformada em livro, publicado pela Editora Universitária, com o qual ganhou o premio Amaro Quintas 2009, da Academia Pernambucana de Letras.
            Aposentou-se em 2003, somente no papel, pois permaneceu orientando seus alunos até 2006. Leda fez da aposentadoria uma oportunidade de efetivar antigos projetos. “A aposentadoria da UFPE não representou o término das atividades docentes que continuaram acontecendo em outras instituições. Além de abrir espaço para a realização de outras atividades e de sonhos adiados, como a literatura infantil, a poesia e a pintura a óleo”, conta a escritora.

            Ela define a docência como “um desafio que se renova a cada aula, considerando as características da turma, como um todo, e as de cada aluno, a natureza do tema em estudo, dos seus objetivos e das formas de abordagem e a estreita relação ensino/aprendizagem”. Seu mais recente lançamento é o livro de poemas Sentimentos e Emoções, publicado em dezembro de 2010, no qual é coautora e organizadora. Leda é membro da União Brasileira de Escritores – UBE – na qual participou da Antologia Um grito pelo Capibaribe, com o conto Lágrimas no rio, que será lançado pela UBE, também na VIII Bienal.

            Por essas e outras pode-se dizer que Leda  Sellaro continua na ativa e que nunca é tarde para mostrar ao mundo que somos agentes de formação e transformação. Para conhecer mais sobre o trabalho da escritora acesse o site http://www.ledasellaro.com.br/.

Um comentário:

  1. Blog é sempre muito interessante, Eu também me distraio muito com o meu. Seja benvinda ao mundo dos bloggers!!

    ResponderExcluir