Dois artistas de formações diferentes que têm em comum a docência universitária e a paixão pelas artes plásticas reúnem suas principais obras na exposição “A Expressão da Emoção. A arte de dois artistas”. Jane Higino e Jarbas Souza expuseram seus quadros no auditório da Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe), no dia 25 de novembro. A exposição iniciou o projeto multicultural da Adufepe, que tem o objetivo de incentivar atividades multiculturais na universidade.
Jarbas Souza é professor aposentado da UFPE, com formação em Artes Plásticas , atuou na Escola de Belas Artes onde aprendeu e se especializou nas técnicas de gravuras, xilogravuras e Litografia. Seus desenhos contêm geometria, paisagens e em alguns momentos crítica social e política. O curador da exposição, Guilherme Varela, explica que a técnica de Litogravura, utilizada por Souza de forma tão especial, envolve a criação de desenhos com um lápis gorduroso. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e óleo. “Ao contrário das outras técnicas de gravura, a Litogravura é planográfica, ou seja, o desenho é feito através do acúmulo de gordura sobre a superfície da matriz. As possibilidades técnicas da litogravura permitem a fidelidade ao desenho original e o caráter de reprodutividade em série”, explica Varela.
O principal tema expresso por Jane Higino, professora do departamento de Farmácia da UFPE, é a natureza. Ela começou a pintar recentemente levada pelo desejo de expressar seus sentimentos. Jane utiliza a técnica da pintura a óleo sobre tela.
Ao todo foram 32 obras expostas. Na ocasião três quadros de cada artista, foram doados a duas instituições sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário