Prof. Jarbas Souza – ADUFEPE
O encontro do GT de Seguridade Social e Aposentadoria realizada pelo ANDES-SN, de 01 a 03/04/2011, em Brasília teve sua abertura coordenada pela Profª. Bartira, Profª. Maria Suely, Profª. Sonia Lucia e Prof. João Wanderley.
Após a leitura da pauta, ouvidos os informes, o prof. Guilherme destacou também as dificuldades encontradas para a mobilização dos docentes aposentados bem como os da ativa. No entanto a ADUFEPE não tem medido esforços na implementação de atividades direcionadas aos aposentados, tanto que já estamos preparando o III Encontro de Aposentado com previsão para setembro, articulado com o 1º Encontro Regional/Nordeste de Aposentados.
Outras atividades como exposição de pintura de professores da UFPE, Caminhada no Campus, Serenatas Mensais, Almoço mensal dos Aposentados. Relatou também sobre o almoço dos 32 anos da ADUFEPE e as propostas para o voto dos Aposentados para reitor e a participação no Conselho Universitário.
Na continuidade dos trabalhos, perdeu-se muito tempo discutindo sobre uma Pesquisa sobre o Perfil dos Aposentados, gerando um debate desnecessário com um questionamento sobre o formato, entre outro o Termo de Consentimento Livre e Entendido, conforme normatização em vigor. Por a coordenação habilmente destacou ser um formulário inicial para encaminhar ao DIEESE, contratado para montar e elaborar a pesquisa.
Na manhã de sábado 02.04 ouvimos a palestra da professora Sara Grandman da UFRJ, sobre a Evolução do Sistema Capitalista a partir da 2ª Guerra Mundial, questão bem ordenada do ponto de vista retórico até o presente, mas com discreta tendência partidária nas entrelinhas.
Como já são comuns nos congressos ou encontros promovidos pelo ANDES-SN, os temas de maior importância dos docentes, sejam eles ativos ou aposentados, são relegados a 2º plano, portanto nesse encontro, em nosso entendimento, o que seria prioritário – os aposentados – ficou para o final do horário, quando todos já cansados e mal acomodados em cadeiras que não oferecia o menor conforto.
Como se não bastassem os poucos momentos de discussão de interesse dos aposentados, a manhã do domingo concentrou-se apenas na Organização do III Encontro sobre Saúde do Trabalhador, nada contra os trabalhadores, mas com certeza o tema não era do interesse dos professores aposentados.
Assim sendo concluo que: O ANDES-SN perdeu o norte das principais lutas pela categoria docente das instituições de ensino superior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário