sexta-feira, 7 de março de 2014

Reunião Extraordinária do Instituto Mosap em São Paulo

Aconteceu na última quinta (20), uma reunião extraordinária do Instituto Mosap (Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas). O evento realizado no Auditório da Unafisco Associação Nacional serviu para retomar as discussões sobre a votação da Proposta de Emenda Constitucional nº 555/2006 que, se aprovada, extingue a contribuição dos servidores inativos.

O evento, porém, teve como principal atração a importante homenagem prestada ao seu criador, bem como a um dos mais antigos membros de seu conselho, também envolvido com a formação do Mosap. O idealizador e fundador do Instituto Mosap e membro vitalício do Conselho Consultivo, Domingos Travesso, juntamente com Ildebrando Zoldan, também membro vitalício do mesmo Conselho e hoje prefeito de Casa Branca (SP) receberam placas alusivas ao evento dadas pelo Instituto Mosap e pela Unafisco, que sediou o evento.

A mesa que coordenou o evento foi composta por Edison Guilherme Haubert, presidente do Instituto Mosap; Amilton Paulo Lemos, presidente da Unafisco e os dois homenageados.

Domingo Travesso, do alto de seus 87 anos, relatou diversas histórias emocionantes sobre o trabalho de representação do funcionalismo, durante a Assembleia Constituinte que promulgaria a nova Carta Magna do País em 1988.

"Eram tempos difíceis e eu, já aposentado, via o salário meu e de muitos colegas corroer com aquela inflação absurda que nós tínhamos naquela época. Tivemos caso de pensionistas da nossa categoria [auditores fiscais] vendendo pipoca para sobreviver. Não restava outra alternativa senão lutar pela paridade e fomos vitoriosos nesta empreitada", relatou.

Num diálogo com seu grande companheiro de luta, Ildebrando Zoldan, Domingos Travesso arrancou risos dos presentes ao fazer uma comparação inusitada. "De repente tivemos que aprender a falar e trabalhar com os deputados na Câmara e nós, já velhos e de cabelos brancos, parecíamos duas p..... no Congresso Nacional".

O Presidente da Confederação Nacional dos Servidores Públicos (CNSP), Antonio Tuccilio, prestigiou o evento e destacou a importância do trabalho de Travesso e Zoldan. "Eles são nossos mestres e muito do que fazemos hoje se deve à ação de ambos, senão já teríamos perdido a paridade salarial [entre ativos, aposentados e pensionistas] há muito tempo". Tuccilio ainda ressaltou a conduta do Mosap na defesa do funcionalismo. "A representatividade do Mosap inspira nosso trabalho em âmbito nacional e a Confederação partilha das lutas do Instituto".

O Diretor Jurídico da CNSP, Julio Bonafonte, também se manifestou e colaborou com histórias curiosas do convívio com Domingos Travesso. "Certa vez eu e ele [Domingos] tínhamos que falar com os deputados como nós queríamos que fosse votada determinada matéria. Com a ajuda do Arnaldo [Faria de Sá, deputado federal paulista] ficamos dentro do plenário colocando papéis coloridos para os deputados lerem e sendo acossados pelos seguranças da Casa", lembrou.

Também prestigiaram o evento, representando a CNSP, José Gozze, Vice-Presidente da 3ª região (São Paulo); Paulo Sebastião Gonçalves Olympio, Vice-Presidente da 1ª Região (Rio Grande do Sul e Santa Catarina); Wally Ferreira Lühmann de Jesuz, Diretora de Assuntos de Aposentados e Pensionistas e Sylvio Micelli, Diretor de Imprensa e Divulgação. A celebração contou com a presença de cerca de 70 representantes de todo o país. 

Fonte: Instituto Mosap

Nenhum comentário:

Postar um comentário