terça-feira, 20 de novembro de 2012

Participação política de aposentados na UFPE é tema de reunião na reitoria









Com o objetivo de buscar junto ao reitor da Universidade e demais competências  uma pauta que foi compromisso de campanha no pleito que elegeu seu nome, o GT de aposentados da ADUFEPE se reuniu na sexta-feira (16 ) com o reitor Anísio Brasileiro e a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida, Lenita Amaral.  Além da reitoria estiveram presentes os professores Guilherme Varela, Jarbas Souza, Audísio Costa e Maria Leopoldina de Albuquerque. 

As questões solicitadas pelo seguimento são: Participação dos Aposentados no Conselho Universitário e nas consultas para escolha do Reitor da UFPE. Lenita sugeriu que esses dois assuntos fossem considerados no contexto da metodologia do novo Estatuto da UFPE. No entanto, por acreditar que o debate do Estatuto pode se prolongar, o professor Guilherme Varela pediu a questão seja encaminhada antes para consolidar-se no estatuto. 

No tocante à representação dos aposentados no Conselho universitário, Anísio Brasileiro sugeriu uma reunião com os diretores dos centros da UFPE para discutir a proposta. “ Acredito que será uma conquista marcante para a universidade, pois valoriza aqueles que construíram sua história” , disse o professor Guilherme Varela mostrando experiências como a da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em que os aposentados tem o direito de participação no Conselho superior. Eles adiantaram a metodologia de escolha do representante que poderá ser pela ADUFEPE ou pelo próprio conselho.  O GT estará encaminhando à reitoria um ofício contendo a justificativa da proposta que será levada a toda comunidade acadêmica. 

Sobre a participação no processo de escolha do dirigente da instituição, Anísio Brasileiro informou a possibilidade de discussão interna do sistema de eleição paritária que está definido por lei com 70% de peso para representação docente, 15 % técnicos e 15% estudantes. O professor Jarbas Souza crer que é injusto um aposentado que contribuiu durante um longo tempo na instituição não votar, em relação, por exemplo, ao estudante que pode participar do pleito assim que ingressa na universidade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário